A melhor panela elétrica quadrada antiaderente(5)

Tipos de revestimentos antiaderentes
Cobrimos panela elétrica quadrada desde 2016 e entendemos como o assunto pode ser confuso. O jargão de branding como “diamante” ou “titânio cerâmico” não é claro e torna a comparação de preços uma tarefa difícil. Mas quando eliminamos todo esse palavreado de marketing exagerado, descobrimos que existem apenas dois tipos principais de revestimentos antiaderentes.

panela elétrica quadrada

PTFE
Abreviação de politetrafluoroetileno, o PTFE é um polímero sintético que repele a água e reduz o atrito. Não só é utilizado em utensílios de cozinha, mas também é um material comum em substituições de juntas, entre outras aplicações. Teflon é o revestimento de PTFE mais famoso, mas outras empresas também fabricam revestimentos exclusivos para utensílios de cozinha. Para o PTFE utilizado em utensílios de cozinha, dois dos principais produtores são a PPG (anteriormente Whitford) e a Chemours (que produz Teflon e é uma subsidiária da DuPont). Em nossa experiência, muitas marcas famosas de utensílios de cozinha usam um revestimento de uma dessas duas empresas. Por exemplo, nossa principal escolha tem um revestimento PPG.

Nos últimos anos, o Teflon (e o PTFE em geral) tem estado sob escrutínio, principalmente porque é produzido a partir de substâncias per e polifluoroalquil (PFAS), também conhecidas como produtos químicos para sempre. A exposição ao PFAS tem sido associada a vários problemas de saúde, o que significa que a produção de PTFE pode representar riscos para os trabalhadores e para o ambiente circundante –– uma boa razão para algumas pessoas quererem evitar utensílios de cozinha revestidos de PTFE. Mas há pouco ou nenhum PFAS presente no produto final, portanto o PTFE deve ser seguro para cozinhar se usado corretamente.

Cerâmica
Na verdade, não se trata de cerâmica, mas sim de um revestimento semelhante a cerâmica chamado sol-gel (abreviação de “solução-gel”). Os revestimentos sol-gel são à base de sílica. Por esse motivo, eles são frequentemente considerados “mais ecológicos” ou melhores para você, mas nenhuma das afirmações tem muitas evidências para apoiá-lo. Os utensílios de cozinha revestidos de cerâmica são relativamente novos e há poucas pesquisas sobre seus possíveis impactos no meio ambiente ou na saúde humana.

O maior problema com panelas revestidas de “cerâmica” é que suas propriedades antiaderentes não duram tanto quanto aquelas revestidas com PTFE. De acordo com a Cookware & Bakeware Alliance (PDF), “Os revestimentos antiaderentes convencionais de PTFE proporcionam uma liberação muito boa por um longo período de tempo”.

Ao contrário do PTFE (onde o próprio revestimento é hidrofóbico, tornando-o antiaderente), os revestimentos sol-gel dependem da liberação do óleo de silicone impregnado na matriz à base de sílica. Em outras palavras, o sol-gel obtém sua propriedade antiaderente por ser uma substância autodestrutiva, o que significa que libera um pouco de óleo de silicone (em nível molecular) quando aquecido para evitar que os alimentos grudem. E há uma quantidade finita de óleo de silicone que uma frigideira deve fornecer, não importa o quão cuidadosamente você a trate.

Este gráfico da PPG comparando seus revestimentos antiaderentes afirma que seu revestimento Fusion sol-gel “oferece maior resistência ao desgaste em comparação com os revestimentos de PTFE básicos”. Simplificando: o revestimento Fusion sol-gel dura mais do que o PTFE econômico, mas não se compara ao PTFE de qualidade superior. Todas as nossas palhetas são revestidas com PTFE muito mais durável do que o considerado nível básico.

Curiosamente, quando conversei com amigos e familiares sobre suas panelas revestidas de cerâmica, a maior reclamação deles é sua curta vida útil – que parece ser de cerca de um ano, dependendo da frequência com que você usa a panela e de quão bem você a trata.

Quando testamos os modernos utensílios de cozinha Instafamous em 2020, descobrimos que o revestimento cerâmico das panelas Cominho e Equal Parts começou a degradar após três a seis meses de uso regular. Conforme descrito acima, o declínio foi gradual – os reservatórios não pararam totalmente de funcionar. No entanto, nos concentramos em panelas com revestimentos antiaderentes à base de PTFE porque elas duram mais do que aquelas com revestimentos sol-gel (o que é um dos motivos pelos quais as panelas de cerâmica não são particularmente “verdes”, já que é necessário substituí-las com mais frequência).

Duas alternativas para panelas antiaderentes que recomendamos
Se você está preocupado com os impactos ambientais e de saúde pública dos compostos PFAS usados para fabricar revestimentos de PTFE, existem outras opções. Uma alternativa popular que não recomendamos são as panelas antiaderentes de cerâmica, que obtêm suas propriedades antiaderentes de revestimentos à base de sílica e silicone. Mas na verdade não é uma alternativa mais sustentável aos utensílios de PTFE. Conforme discutido anteriormente, os revestimentos cerâmicos têm vida útil mais curta do que os revestimentos de PTFE e tendem a perder suas propriedades antiaderentes rapidamente. Isso significa que você precisará substituir a panela com mais frequência, gerando mais resíduos.

This entry was posted in Uncategorized and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *